SÍNDROME DE BURNOUT

Publicação by Eduardo Martinez

Burnout e o ambiente corporativo

A síndrome de burnout ou síndrome do esgotamento profissional é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger. Caracterizado pelo estado de tensão emocional, estresse e exaustão mental extrema é provocada por condições de trabalho que demandam muita competitividade, responsabilidade, acúmulo de funções e condições desgastantes, podendo levar o colaborador à depressão profunda.

Cada vez mais o ambiente corporativo está se tornando um incubador de transtornos para a saúde. Um meio organizacional tóxico pode se formar desde as longas jornadas de trabalho até cobranças por melhores performances por líderes despreparados. Empresas e seus setores onde há colaboradores com Burnout além de sofrerem com o absenteísmo, passarão por baixa produtividade e baixa performance em suas ações para alcance de suas metas.

A companhia tem que estar disposta a tratar esse problema como um assunto de saúde coletiva em seu ambiente e não como um fato isolado. Identificar padrões, fatores e “gatilhos” que estão contribuindo para levar seus colaboradores à exaustão é o início. Será que alimentar ambientes e atitudes tóxicas, exigir grande volume de trabalho, acúmulo de funções, cobranças exageradas, reuniões sem propósitos e improdutivas e competições internas não contribuem para que sua equipe seja exposta ao desconforto e à insatisfação?

Líderes, reconheçam que suas atitudes podem influenciar a saúde mental de sua equipe, esse é o primeiro passo!

É de suma importância o desenvolvimento de um mindset de liderança que transforme a cultura organizacional das empresas. Entender e apoiar os colaboradores para que possam estar com sua saúde mental em equilíbrio é essencial para a harmonia e desenvolvimento das equipes bem como para o aumento da produtividade geral.

(*) Eduardo Martinez é Coach de Vida e Carreira na Consultte Consultoria e Desenvolvimento


Compartilhe conhecimento.

Fale com a Consultte

Elane Passos

São Paulo-SP
+55 11 93055-7878

Eduardo Martinez

Rio de Janeiro-RJ
+55 21 99657-7878

Deixe sua mensagem