Transição de Carreira – Uma questão de planejamento

Publicação by Eduardo Martinez

Qual o seu nível de satisfação com a sua profissão? E com o seu trabalho?

A escolha de uma carreira sempre foi considerada um desafio, fazemos esta definição muito antes de conhecermos o mercado de trabalho e entendermos profundamente a complexidade que envolve essa tomada de decisão. Grande parte das pessoas escolhem suas profissões antes de completarem 18 anos, antes de adquirirem tempo e experiência de vida o que poderá levar à escolhas equivocadas gerando frustrações e infelicidades ao longo da vida.

Outra crença, de décadas atrás e que muitos trazem até hoje, que leva a um grau de insatisfação profissional é o fator da carreira eternizada, sendo construída na mesma empresa por muitos anos, quem sabe a vida toda, executando as mesmas funções. Com a velocidade e volume das mudanças no mundo corporativo não há mais espaço para esse objetivo de vida.

Com a evolução e globalização, o mercado de trabalho tornou-se cada vez mais dinâmico, exigente e diversificado onde a permanência por muito tempo na mesma companhia ou na mesma atividade é cada vez menor. A transição de carreira, seja com uma mudança de área, uma transmutação do conhecimento e até mesmo com outra formação acadêmica é o ponto chave para uma vida mais plena e feliz.

Entenda nesse artigo o que é transição de carreira e como conduzir esse processo.

Quero transitar de carreira.

Transitar de carreira é algo muito mais abrangente do que apenas recolocação ou mudança de trabalho, requerendo autoconhecimento e desenvolvimento. O desejo de mudança pode ser desencadeado por demandas internas (do próprio indivíduo – como uma insatisfação com a sua atuação profissional, estresse e etc) ou por demandas externas (do mercado – que exige uma transformação, uma mudança do modo de ver e agir).

Independente das causas que levaram o profissional à tomada de decisão da transição, ele passará por fases bem definidas como:

• O luto, caracterizado pela dúvida, sensação de que algo está acabando ou que está acabado. Sentimento como raiva, perda da autoestima e incertezas, que precisarão ser entendidos, digeridos e transformados. É um momento comparado a uma separação.

• A aceitação, um momento de muitas dúvidas, principalmente do que fazer e para onde ir, saudosismo e medo do futuro, porém é um momento de descobertas, onde o indivíduo necessitará entrar em contato com o seu próprio íntimo, em busca do autoconhecimento. A presença de um profissional Coach é de suma importância para uma melhor condução do processo.

Eu quero um Coach de Carreira.

• O Novo começo, caracterizado pela busca de um novo horizonte, novas ocupações, capacitações e oportunidades, porém com muita consciência das escolhas feitas, das metas a serem cumpridas até o alcance do objetivo. É o momento da ação, onde o preparo do indivíduo acompanhado de um profissional capacitado se faz necessário.

O processo de transição de carreira deve sempre ser bem planejado e aproveitado, os esforços serão redirecionados para outras atividades o que vai exigir muito autoconhecimento, principalmente das suas habilidades, competências, características comportamentais e emocionais.

Planejar essa fase da vida é importantíssimo, definir seu objetivo nessa nova trajetória profissional é desafiador e ao mesmo tempo motivador. O tempo também será um desafio, já que transformações nesse nível não ocorrem em curto prazo de tempo. O investimento em capacitações, aprimoramento e desenvolvimento de habilidades é um fator que deverá ser considerado dentro das metas, este é um dos principais investimentos.

Um profissional que optar por uma transição de carreira bem estruturada, com o acompanhamento de um Coach de Carreira, obterá resultados mais duradouros, revitalizando o indivíduo em si, permitindo a construção de uma nova vida, com momentos de mais felicidades, qualidade de vida e uma carreira mais saudável, sustentável e de sucesso.

Soluções para profissionais.



(*) Eduardo Martinez é Coach de Vida e Carreira na Consultte Consultoria e Desenvolvimento

Compartilhe conhecimento.

Fale com a Consultte

Elane Passos

São Paulo-SP
+55 11 93055-7878

Eduardo Martinez

Rio de Janeiro-RJ
+55 21 99657-7878

Deixe sua mensagem